domingo, 28 de março de 2010

Jogo de Podrida

Jogo de podrida, na casa da minha avó, é toda vez a mesma coisa, eu meu irmão e minha prima começamos um jogo, e depois da tudo errado.
Esse jogo é assim: tem uma tabela que agente desenha eu um papel, onde nós anotamos os pontos e as aposta, mas não apostas em dinheiro, é uma aposta um pouco diferente. O objetivo do jogo, é acertar a sua aposta em um numero de vazas que você vai fazer, As vazas são as rodadas em que você leva as cartas.
1 - Na primeira rodada, cada jogador recebe uma carta, na segunda duas e assim por diante.
2 - As rodadas são assim : 1 2 3 4 5 6 7 8 8* 8? 7 6 5 4 3 2 1.
3 - Em todas as rodadas, quem deu as cartas, vira uma carta do monte na mesa (aleatória), o chamado coringa.
4 - O "A" é a carta mais ata do jogo, o "A" do coringa é a mais alta de todas.
5 - Em cada rodada é uma pessoa que começa, o naipe da carta que essa pessoa jogar, é o naipe predominante, ou seja, as outras pessoas tem que jogar uma carta desse naipe, não serve o mesmo número. Se algum jogador não tiver esse naipe, ele ou ela pode jogar outro, mas obviamente não vai levar a vaza, a menos que jogue um coringa maior que outro que alguém tenha ou não jogado.
6 - APOSTAS: em cada rodada, os jogadores tem que dar um palpite de quantas vazas ele acha que vai levar, se acertar, ganha os ponto. Os potes seriam o número de vazas e mais dez pontos, se não acertar, ganha só o número de vazas. Ao longo do jogo vai-se somando os pontos, no final quem tiver mais pontos ganha.
7 - 8 8* 8?:as rodadas de 8 cartas são 3, a primeira é normal, a segunda não tem o coringa, ou seja quem começa tem a vantagem de sempre ter o naipe predominante, e a terceira, só vira o coringa depois das apostas, o que significa que teriam que apostar nas cartas altas.
OBS: Só se usa 1 baralho
Esse jogo é fácil, mas também é ótimo em colocar as pessoas umas com as outras. Sempre que eu jogo acabo começando a brigar com meus irmão e agente mela o jogo, deixando minha prima sosinha sem fazer nada, e vai cada um pra um canto. Ontem o jogo melou porque começamos uma guerra de borracha, foi legal, mas como eu disse, melou o jogo.
Mais legal é quando meu outro irmão joga, ele não sabe perder, então sempre fica enfezadinho começa a xingar tudo e todos, joga o baralho pro alto, e no fim, vai reza no banheiro, e meu pai proíbe ele de jogar de novo até se acalmar. É muito engraçado, eu rio muito.

2 comentários:

  1. Pois é , mas eu só fico sosinha por um tempo , depois a gente arranja alguma coisa pra fazer .

    ResponderExcluir
  2. Viii,
    gostei muito de vc ter elaborado e retrabalhado as suas crônicas, isso é muito muito legal. É assim que se faz um escritor, ou uma escritora, com trabalho e retrabalho.
    Fiquei querendo saber mais de como é vc jogando com seus irmãos, essa é a parte mais legal da crônica, um dia a gente pode jogar juntas?

    Beijo,

    Luana.

    ps> ainda há alguns errinhos ortográficos que estão escapando, principalmente relacionados à s, ss, ç. Isso também no texto de apresentação do seu blog. Dê uma olhada e revisada!

    beijo,

    Luana.

    ResponderExcluir